quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Projeto Centenário

JUSTIFICATIVA

 O presente projeto visa possibilitar ao aluno um conhecimento mais aprimorado em relação à História e cultura fronteiriça. Acreditamos que um cidadão só é plenamente completo, ao saber quais são suas origens, assim torna-se um agente transformador da sociedade em que vive.

 OBJETIVOS

 • Conhecer o espaço geográfico das cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
 • Saber diferenciar os limites e fronteira.
 • Buscar as origens das comidas típicas dos países aqui envolvidos.
 • Resgatar as culturas, mitos e memória local.
 • Conhecer os pontos turísticos e históricos das cidades.
 • Visitar museus, lugares históricos e artísticos locais.
 • Entrevistar moradores antigos e traçar paralelos com a realidade presente.
 • Promover a interação entre idosos e pessoas jovens.
 • Valorizar o idoso e sua experiência de vida e sua cultura.

 DESENVOLVIMENTO TEMA

TEMA 1 Contexto histórico

 Buscar conhecer a História das duas cidades, seus primeiros moradores, objetos antigos e relatos, pois fazem parte da construção da identidade de um povo, ao mesmo tempo em que desenvolve relações de cooperação e respeito mútuos.

 TEMA 2 A memória e o idosos

 Valorizar a experiência de vida de um idoso, isso promove o resgate e valorização do passado, dando aos idosos um papel de destaque como agentes da História.

 TEMA 3 A cultura fronteiriça

 Visando a comemoração do centenário da cidade de Ponta Porã, promovemos um levantamento histórico da cultura local, comidas e trajes típicos, as danças e o folclore, são as bases para o resgate da identidade do morador da fronteira.

 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

 Para uma melhor organização do projeto, elaboramos atividades organizadas por disciplinas.

 Matemática

 • Elaboração de gráficos e tabelas com os dados das pesquisas obtidos de acordo com as pesquisas dos alunos.
 • Elaborar atividades que envolvam câmbio de moedas, como: guarani, real, euro e dólar.
 • Confeccionar uma receita típica em sala de aula, para trabalhar o tema “Razão e proporção” e pesos e medidas.

 Língua Portuguesa

 • Explanar sobre as tipologias textuais (receitas, lendas, artigos e notícias).
 • Elaborar relatos como: memórias, textos, redações e entrevistas.
 • Confeccionar um livro de receita, com as comidas típicas locais.
 • Montar um painel sobre as lendas e mitos fronteiriços.
 • Paródias relatando a importância da cultura.
 • Elaboração de poesias e apresentações para os jogos florais.

 História

 • Confeccionar uma linha do tempo das datas e fatos históricos.
 • Promover visitas a museus e prédios históricos.
 • Elaborar um roteiro de entrevistas com pessoas idosas, trabalhando o conceito de memória.
 • Promover a valorização do idoso.
 • Exposição de objetos antigos.
 • Confecção de um caderno de memórias da sala de aula.

 Geografia

 • Confeccionar um álbum de fotos dos pontos turísticos e lugares históricos.
 • Catalogar plantas e ervas medicinais mais utilizada na medicina popular.
 • Elaborar a degustação das comidas típicas e chás medicinais.
 • Pesquisar sobre economia da cidade e elaborar gráficos por setores econômicos.

 Ciências

 • Elaborar uma tabela nutricional referente aos pratos típicos.
 • Explicar sobre os usos e benefícios das ervas medicinais.
 • Pesquisar sobre as culturas mais favoráveis ao nosso tipo de clima.

 Cidadania

 • Estimular a reflexão e debater sobre o preconceito e relação aos paraguaios.
 • Explanar sobre alteridade e cultura.

 Artes

 • Confeccionar trabalhos referentes à releitura do artesanato local.
 • Levantamento de obras dos artistas locais.
 • Elaborar uma linha do tempo com maquetes dos fatos históricos.

 Educação Física

 • Resgatar os brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda da época do povoamento da cidade.

 Língua Espanhola

 • Tipologia textual dos temas estudados (tradução).
 • Apresentar peças de teatro com temas da cultura local.
 • Elaborar acervos de notícias e mural com os jornais que circulam na fronteira.
 • Apresentação cultural da própria cantora para a comunidade escolar.

 RECURSOS

 •TV
 •Data show
 •Pen drive
 •Apostilas
 •Livros
 •Filmes
 •DVD
 Pesquisa na sala de tecnologias educacionais.
 •Papel
 •Pincel atômico
 •CD
 •Material reciclável
 •Mural
 •Internet

 AVALIAÇÃO
 A avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário