JUSTIFICATIVA
O presente projeto visa possibilitar ao aluno um conhecimento mais aprimorado em relação à História e cultura fronteiriça. Acreditamos que um cidadão só é plenamente completo, ao saber quais são suas origens, assim torna-se um agente transformador da sociedade em que vive.
OBJETIVOS
• Conhecer o espaço geográfico das cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.
• Saber diferenciar os limites e fronteira.
• Buscar as origens das comidas típicas dos países aqui envolvidos.
• Resgatar as culturas, mitos e memória local.
• Conhecer os pontos turísticos e históricos das cidades.
• Visitar museus, lugares históricos e artísticos locais.
• Entrevistar moradores antigos e traçar paralelos com a realidade presente.
• Promover a interação entre idosos e pessoas jovens.
• Valorizar o idoso e sua experiência de vida e sua cultura.
DESENVOLVIMENTO
TEMA
TEMA 1 Contexto histórico
Buscar conhecer a História das duas cidades, seus primeiros moradores, objetos antigos e relatos, pois fazem parte da construção da identidade de um povo, ao mesmo tempo em que desenvolve relações de cooperação e respeito mútuos.
TEMA 2 A memória e o idosos
Valorizar a experiência de vida de um idoso, isso promove o resgate e valorização do passado, dando aos idosos um papel de destaque como agentes da História.
TEMA 3 A cultura fronteiriça
Visando a comemoração do centenário da cidade de Ponta Porã, promovemos um levantamento histórico da cultura local, comidas e trajes típicos, as danças e o folclore, são as bases para o resgate da identidade do morador da fronteira.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Para uma melhor organização do projeto, elaboramos atividades organizadas por disciplinas.
Matemática
• Elaboração de gráficos e tabelas com os dados das pesquisas obtidos de acordo com as pesquisas dos alunos.
• Elaborar atividades que envolvam câmbio de moedas, como: guarani, real, euro e dólar.
• Confeccionar uma receita típica em sala de aula, para trabalhar o tema “Razão e proporção” e pesos e medidas.
Língua Portuguesa
• Explanar sobre as tipologias textuais (receitas, lendas, artigos e notícias).
• Elaborar relatos como: memórias, textos, redações e entrevistas.
• Confeccionar um livro de receita, com as comidas típicas locais.
• Montar um painel sobre as lendas e mitos fronteiriços.
• Paródias relatando a importância da cultura.
• Elaboração de poesias e apresentações para os jogos florais.
História
• Confeccionar uma linha do tempo das datas e fatos históricos.
• Promover visitas a museus e prédios históricos.
• Elaborar um roteiro de entrevistas com pessoas idosas, trabalhando o conceito de memória.
• Promover a valorização do idoso.
• Exposição de objetos antigos.
• Confecção de um caderno de memórias da sala de aula.
Geografia
• Confeccionar um álbum de fotos dos pontos turísticos e lugares históricos.
• Catalogar plantas e ervas medicinais mais utilizada na medicina popular.
• Elaborar a degustação das comidas típicas e chás medicinais.
• Pesquisar sobre economia da cidade e elaborar gráficos por setores econômicos.
Ciências
• Elaborar uma tabela nutricional referente aos pratos típicos.
• Explicar sobre os usos e benefícios das ervas medicinais.
• Pesquisar sobre as culturas mais favoráveis ao nosso tipo de clima.
Cidadania
• Estimular a reflexão e debater sobre o preconceito e relação aos paraguaios.
• Explanar sobre alteridade e cultura.
Artes
• Confeccionar trabalhos referentes à releitura do artesanato local.
• Levantamento de obras dos artistas locais.
• Elaborar uma linha do tempo com maquetes dos fatos históricos.
Educação Física
• Resgatar os brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda da época do povoamento da cidade.
Língua Espanhola
• Tipologia textual dos temas estudados (tradução).
• Apresentar peças de teatro com temas da cultura local.
• Elaborar acervos de notícias e mural com os jornais que circulam na fronteira.
• Apresentação cultural da própria cantora para a comunidade escolar.
RECURSOS
•TV
•Data show
•Pen drive
•Apostilas
•Livros
•Filmes
•DVD
Pesquisa na sala de tecnologias educacionais.
•Papel
•Pincel atômico
•CD
•Material reciclável
•Mural
•Internet
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto avaliação.
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